top of page

Temos lítio em abundância, mas a que custo ?

Centenas de empresas estrangeiras concorrem para ganhar os concursos de prospecção das zonas de reservas de lítio no nosso país, já que este é considerado um investimento com ganhos milionários para o futuro.

Embora de presença discreta usamos o lítio para praticamente tudo, e ainda vamos usá-lo em maior expressão, já que o lítio alimenta computadores, telemóveis e será o combustível dos carros eléctricos futuristas.


Portugal tem a 5ª maior reserva mundial deste metal alcalino. Somos uns verdadeiros gigantes nesta matéria e podíamos lucrar com as fontes inesgotáveis deste verdadeiro petróleo do século XXI, mas assim não sucede, nem vai suceder já que as concessões de exploração estão a ser entregues a estrangeiros ...


Não conhecendo a paisagem do país, e tratando-se apenas de investidores focados em resultados concretos e enormes lucros, os perigos para o ambiente, paisagem e para os portugueses que habitam as regiões envolventes estão mais do que à vista, até porque a regulação no sentido de proteger as populações e as regiões dos efeitos secundários que acarretam estas explorações é quase nula.


Esta é uma ameaça real e que nos deve preocupar a todos. Até se fala em incêndios postos nestas regiões de forma propositada para permitir as empresas interessadas comprarem os terrenos por metade do preço.


Que futuro temos pela frente ? O que podemos fazer para contrariar esta situação? Como se justifica a inércia dos nossos governantes nesta matéria ?


Em breve iremos voltar ao tema, para abordar as respostas a estas questões em debate.


Texto: Movimento Pensar Portugal

 
 
 

Comments


bottom of page