Portugal na cauda da Europa
- Movimento Pensar Portugal
- 4 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2020
Segundo dados oficiais, medidos pelos valores do PIB per capita, Portugal integra o grupo dos mais pobres da UE

O Produto Interno Bruto ( PIB) mede a riqueza criada por habitante durante um certo período de tempo e é o indicador mais usado na UE para fazer comparações entre países, estando também diretamente ligado a outros indicadores, como o bem-estar ou felicidade, por habitante.
Sucede que Portugal recebeu um alerta vermelho da UE no que toca a esta matéria.
Somos oficialmente dos mais pobres na UE, e esta queda deve-se sobretudo ao grande desinvestimento público que se tem registado, e gerado problemas ao nível da economia, saúde e educação com consequentes quedas no consumo.
O Fórum para a Competitividade já manifestou interesse em estudar o que está a ser feito nos países do Leste europeu que possibilite estarem a apanhar Portugal em termos económicos. O objetivo será estudar o que está a ser feito nesses países para que consigam "tão bons resultados e Portugal se compare tão mal com eles".
Note-se que em 2000, o PIB per capita de Portugal correspondia a 80% da média europeia e o dos países do Centro e Leste Europeu a pouco mais de 50%. 18 anos depois, o primeiro baixou para 77% e o segundo subiu em flecha até aos 75%.
Este é, sem dúvida, um assunto prioritário e que vai abalar os alicerces do novo governo de Costa.
A Comissão Europeia alertou que os 10 países que entraram na União Europeia em 2004 cresceram de tal forma nos últimos 15 anos que estão prestes a ultrapassar Portugal no PIB per capita. São eles o Chipre, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta, Eslováquia, Eslovénia, Polónia, República Checa e Hungria.
Texto: Movimento Pensar Portugal
Comments